Ciclo Junino de Caruaru apresenta programação com cinema, roda de conversa e muito arrasta pé

Foto: Arnaldo Félix

Documentário sobre João Silva, parceiro do Rei do Baião, será exibido em sessão gratuita

Quem escolher vir a Caruaru durante a semana vai encontrar uma programação cheia de atividades culturais. A partir desta quarta-feira (26) o Polo dos Brincantes recebe apresentações de quadrilhas e grupos como o Grupo de Dança Flor E Barro e o Orí Cia de Dança, que sugiu em 2014 com o objetivo de aproximar comunidade e cultura afro-brasileira, utilizando diversas linguagens e elementos contemporâneos.

No Polo do Repente, a quarta é dedicada ao forró. Às 20h será iniciada uma Roda de Conversa com o etnomusicólogo Carlos Sandroni, da UFPE, que vai falar sobre o inventário das matrizes tradicionais do forró, processo que faz parte da pesquisa iniciada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que busca declarar o forró como patrimônio imaterial do Brasil.

Já na quinta-feira (27) o cinema invade o Polo do Repente. A noite será exibido o documentário “Danado de Bom – A história do cantor e compositor João Silva”, que conta a história do artista que foi um dos mais importantes parceiros do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e é considerado hoje um dos mais expressivos letristas do país. Dirigido por Deby Brennand, o longa faz um registro da trajetória profissional de João Silva, acompanhando a volta do artista a Arcoverde, sua terra natal, após mais de 30 anos distante do sertão nordestino. Após a sessão, a música toma o espaço: o DJ DuArt apresenta, mais uma vez em Caruaru, suas músicas e remixes que fundem influências atuais e clássicos do coco e do forró.

Os que buscam algo mais tradicional também têm espaço no Ciclo Junino de Caruaru: o Polo Juarez Santiago terá programação todos os dias até o fim do mês. Na quarta passam por lá Trio Arco Íris, Trio Forró Pesado e Trio Brilho da Terra, na quinta é a vez do Trio Forró de Nós Todos, Trio Forró do Bom e Trio Fole de Ouro. Fechando a programação da quinta, será realizada a festa do Maior Bolo de Macaxeira, às 18h, no bairro Divinópolis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *