Desfile reúne mais de 1.200 bacamarteiros no Dia de São João em Caruaru

Foto: Jorge Farias

Programação do Alto do Moura também leva multidão as ruas

Mal o dia amanheceu e já era festa no Alto do Moura. Nesta segunda-feira (24) os shows começaram às 12h, com o arrasta pé do Trio Vai Hoje. Em seguida subiram ao palco Domingos Acioly e André Julião, numa parceria que encantou o público. O fenômeno do sertanejo universitário pernambucano, Helton Lima encerrou, às 18h, as atividades do Polo.

Enquanto a festa acontecia com muito forró no Alto do Moura, no centro da cidade a música era outra: os tiros de bacamarte. O tradicional desfile de bacamarteiros aconteceu na tarde desta segunda. Cerca de 40 batalhões, de Caruaru e de outros 15 municípios, compareceram e tomaram as principais avenidas da cidade, numa imensidão azul de história e resistência.

Mais de 1200 bacamarteiros participaram do momento, que contou com duas paradas. Primeiro no Estádio Luiz Lacerda, o Lacerdão, onde os grupos realizaram as tradicionais coreografias e fizeram uma extensa salva de tiros, em seguida no Polo dos Brincantes, onde os batalhões receberam troféus e uma homenagem foi feita ao bacamarteiro José Galvão (em memória), pela fundação do Batalhão 16 de caruaru, que faz 46 anos em 2019.

Pátio do Forró e Azulão

Durante a noite, a festa continua com muito forró tradicional nos Polos Juarez Santiago e no Mestre Camarão, e atrações de peso nos Polos Azulão e Pátio do Forró. No Azulão a noite é comandada pelas mulheres, iniciativa que busca aumentar o protagonismo e participação de mulheres na grade de artistas do São João de Caruaru. Sobem ao palco Diablo Angel, Rogéria, Gabi da Pele Preta e Mariana Aydar, nesta ordem. Esta é a segunda vez que o palco recebe um dia com programação exclusivamente feminina.

Já no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, Irah Caldeira abre a noite, seguida de Fagner, interprete de sucessos como “Deslizes” e “Quem me levará sou eu”. O cantor pop sertanejo Gustavo Mioto encerra a noite, apresentando o show da nova turnê do EP “Pé na Areia”. Assim a festa acaba por hoje, mas na próxima quarta (26) as atividades continuam com exposições, comidas gigantes e, claro, muito forró. O Ciclo Junino de Caruaru vai até o dia 30, quando encerra com shows do cantador Santanna e do caruaruense Petrúcio Amorim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *