Dia de Santo Antônio teve cinema e concurso de quadrilhas na Estação Ferroviária de Caruaru

(Foto: Alisson Lima)

Nesta quinta-feira (13), em que se celebrou o Dia de Santo Antônio, a noite no Polo Estação Criativa, da Estação Ferroviária de Caruaru, foi pontuada com a estreia da intervenção “De Repente, Cinema”, no Polo do Repente. A ação prevê a projeção de filmes e contou, nesse primeiro dia, com a participação do Maestro Mozart Vieira. Junto com a plateia, ele acompanhou a exibição do longa Orquestra dos Meninos, dirigido por Paulo Thiago.

O filme conta a história da Orquestra dos Meninos de São Caetano, do município de São Caetano, Agreste de Pernambuco, fundada pelo maestro Mozart Viera, que ganhou projeção e fama nacional e internacional na década de 1990 e traz esse recorte na vida do maestro que aparece como personagem principal. Logo após a exibição, Mozart participou de um bate-papo e contou um pouco mais sobre a história real de injustiça vivenciada por ele e mostrada na produção cinematográfica.

“O filme é muito forte, e agora no final, essa mistura de debate com bate-papo foi muito emocionante, pois eu revivo toda a história, sempre que eu revejo o filme, o que é muito forte para mim. É difícil até de falar, mas Deus me dá muita força, e os aplausos e a presença do público é quem me dá sustentação”, explicou, emocionado, o maestro Mozart. Após a exibição do filme, o local abriu espaço para a apresentação do DJ Duart. Teve música também no Polo Juarez Santiago, onde se apresentaram os trios de pé de serra Nordeste Genilza, Forró da Gota e Mandacaru.

A noite foi também de disputas no Polo dos Brincantes com a Etapa Agreste e Sertão do Concurso Pernambuco Junino de Quadrilhas da Fequajupe (Federação das Quadrilhas Juninas do Estado de Pernambuco), que contará com a participação de 12 grupos divididos em dois dias. Nesse primeiro momento se apresentaram cinco quadrilhas juninas de diversas cidades: Sulanca (de Santa Cruz do Capibaribe); Raízes do Nordeste (de Paranatama); Traquejo (de Gravatá); Renascer (de Araçoiaba) e Mandacaru (de Limoeiro).

Nesta sexta-feira (14) as disputas continuam com a apresentação de mais sete quadrilhas: Anarriê (de Camaragibe); Serrana Matuta (de Timbaúba); Recrearte (de Casinhas); Molecodrilha (de Caruaru); Chinelar (Tracunhaém) e Flor do Caruá (Caruaru). As quatro finalistas dos dois dias seguirão para a grande final que acontecerá nos dias 25 e 26 deste mês, no Clube Português, do Recife, de onde sairá a representante de Pernambuco que irá disputar o Nordestão de Quadrilhas Juninas da Unej (União Nordestina de Entidades Juninas), no município de Santa Rita, na Paraíba. O resultado da etapa que está acontecendo em Caruaru será divulgado hoje no Polo dos Brincantes.

“Participar do São João já é gratificante para nós que fazemos quadrilha, e dançar em Caruaru, que valoriza muito a cultura do nosso estado, que segura nossa cultura junina, é sem palavras. A gente se prepara meses para isso e dançar no polo dos polos, é emocionante”, destacou a quadrilheira Natália Sampaio, da Junina Mandacaru, quadrilha que veio de Limoeiro para disputar no polo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *