Espetáculo de dança e teatro Bandeira de São João é encenado no Polo dos Brincantes em Caruaru

(Foto: Alisson Lima)

A véspera de São Pedro na Estação Ferroviária de Caruaru foi marcada por diversas intervenções culturais nos polos de animação nesta sexta-feira (28). O espetáculo Bandeira de São João foi um dos que encantaram a plateia no Polo dos Brincantes. Em 21 sequências de encenações e coreografias, 120 crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Caruaru encenaram o espetáculo que conta a história de uma saga em busca do sol e de São João menino. Dessas sequências, nove foram de coreografias que contextualizavam a história. Doze personagens surgiam a cada cena, e à medida que eles apareciam, as apresentações de dança faziam menção à história.

Então teve a Lua, a espiga de milho, os noivos da quadrilha, entre outros personagens até chegar ao sol. A história se passou num cenário de brincadeiras populares da região nordeste numa divertida peça teatral. Além dos atores envolvidos, a encenação contou com o apoio logístico de mais de 40 profissionais. A montagem da peça contou com várias coreografias e textos produzidos com a colaboração dos oficineiros e educadores sociais dos espaços envolvidos, sob a orientação e supervisão da coordenação geral do SCFV. “Eu acho muito bonito e importante o balé para a formação cultural das crianças. É um projeto que precisa de continuidade”, destacou a expectadora Andresa Alves.

Perto dali, um outro polo atraía a atenção de visitantes: O Polo do Repente. O apresentador dos desafios e pelejas, Professor José Urbano, comandou a 15ª noite de atrações do espaço que foi palco de muitas rimas e poesias durante o mês junino. A abertura da noite ficou por conta do declamador Naldo Venâncio. Em seguida foi a vez dos repentistas João Lourenço e Hipólito Moura, atrações muito esperadas por dona Inês Rodrigues, que é moradora de Caruaru e de Santa Cruz do Capibaribe, que compareceu diversas noites no repente. “Eu acho uma cultura muito grande a poesia improvisada com inspiração na hora, sugerida pela plateia. É o espaço do São João de Caruaru que eu mais gosto de aproveitar”, destacou.

No Polo Juarez Santiago o forró pé de serra animou os forrozeiros desta noite. A festa começou logo cedo, às 19h, com o trio “As Fulô”, formado exclusivamente por mulheres. Em seguida, se apresentou o Trio Fuá e o Trio “Os três que Eu Gosto”. Encerrando as apresentações teve o Trio Café com Leite. Para Daniela Gaspar, que veio de João Pessoa (PB), a prioridade quando planejou a viagem era entrar em contato com a cultura da terra. “Eu vim pensando em dançar um forrozinho pé de serra, e quando eu cheguei aqui me deparei com esse polo maravilhoso, com o som tradicional do São João e um espaço para dançar e me divertir em família, além de poder degustar um bom petisco”, destacou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *