Estação Criativa reúne diversas manifestações culturais no São João de Caruaru

(Foto: Alisson Lima)

Um caldeirão cultural! Foi isso que os turistas e caruaruenses encontraram neste domingo (16), na Estação Criativa. O local que é uma réplica perfeita de um vilarejo tem de tudo que se procura: uma culinária de dar água na boca, muitas pessoas, artesanato e muito forró para arrasta o pé.

Os festejos tiveram início logo cedo e agradaram crianças e adultos. No Polo Infantil, a meninada se divertiu, a partir das 17h, com Contação de Histórias e muita música da Banda Cazuadinha. “Uma programação pensada para a família! Eu entendo que essa iniciativa da Prefeitura de Caruaru mostra o quanto é importante que os nossos filhos conheçam a nossa cultura desde cedo e isso é ímpar. Além disso, o espaço oferece toda infraestrutura para que o visitante tenha conforto. Por exemplo, eu nem preciso sair do ambiente para jantar com a minha família, aqui tem várias opções de cardápio”, garantiu o professor Vitor Caiaffo.

No Polo dos Brincantes, a diversão foi completa. O Centro Social Irmã Singuilingue fez apresentação cultural. Em seguida, a animação ficou por conta da Molecodrilha, Coletivo Afro Ilê Dandara e a Quadrilha Dona Matuta. “Diversidade cultural e religiosa a gente ver por aqui. A Estação e um lugar que abriga todas as tribos, ou seja, um local onde o preconceito não cabe”, pontuou a recifense Rosa Cavalcante.

Na Casa do Forró foi dia de apresentações culturais. Rimas e versos também fizeram parte da programação do Polo do Repente, o declamador Raudênio Lima e a dupla de repentistas Ivanildo Vila Nova e Raulino Silva arrancaram aplausos do público. “Esse Polo é o resgate da nossa cultura de raiz. Eu não gosto de agitação, então, esse local tem a garantia da minha presença toda semana”, assegurou o aposentado Luiz da Silva.

O Polo Juarez Santiago também não deixou a desejar.  Os shows dos trios Fole de Ouro, Caruara e Segnos não deixaram nenhum forrozeiro parado, nem mesmo os estrangeiros. O jornalista Péter Zsombor, veio da Hungria, e se disse maravilhado com a grandiosidade do evento. “Mesmo estando do outro lado do mundo, sempre ouvi dizer que Caruaru tem o maior e melhor São João do mundo, e eu vim conhecer. Tudo muito lindo e organizado! O povo brasileiro é muito hospitaleiro e feliz. Vou voltar para Hungria com o coração e a mente cheios de boas recordações e com a certeza de que aqui vocês, realmente, fazem a melhor festa junina do mundo”, destacou.

A programação da Estação Criativa seguirá até o dia 30 de junho com muito forró e apresentações culturais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *