Final apoteótico do ciclo junino de Caruaru aconteceu no Alto do Moura

(Foto: Arnaldo Félix)

Lotado de gente com sede de forró. Assim estava o Alto do Moura neste domingo (30), quando milhares de pessoas foram até o local se despedir das festividades do ciclo junino da cidade. Um mês inteiro celebrando a mais importante festa popular do Nordeste não foi suficiente para cansar os forrozeiros, que levantaram cedo para prestigiar os shows de dois ícones da cultura pernambucana: Santanna, O Cantador, e Petrúcio Amorim. Além de shows solo dos artistas, quem estava presente também testemunhou o encontro dos dois gigantes no palco, que dividiram os vocais e cantaram a música “Meu Cenário”, emocionando todos sob o céu caruaruense e mostrando porque este é o Maior e Melhor São João do Mundo.

No sábado (29) foi o Maior Cortejo Junino do Mundo que encantou o público. Pela segunda vez encerrando o São João de Caruaru, o desfile apresentou homenagens ao Rio Ipojuca e a toda história do artesanato local. Quase mil artistas vão percorreram as ruas do centro da cidade mostrando toda a diversidade de manifestações, ritmos e cores que fazem dessa festa um acontecimento único. Além de brincadeiras e folguedos, o sábado também contou com shows nos polos Mestre Vitalino, Juarez Santiago, Mestre Camarão e Pátio de Eventos, onde subiram ao palco o caruaruense Valdir Santos, a dupla Bruno e Marrone e o cantor Avine Vinny.

Essa é a conclusão da experiência ímpar que Caruaru ofereceu aos turistas durante todo o mês de junho. Foram 30 dias de arrasta pé e alegria, numa programação que pode ser considerado um presente para quem é apaixonado pela cultura nordestina. Atividades voltadas para o público infantil, festas na zona rural, comidas gigantes, rodas de conversa sobre forró, exibição de documentários, festival de quadrilhas juninas e grandes shows animaram o público durante o mês inteiro de festa.

Trinta dias de festa
O Pátio de Eventos, onde as grandes atrações se apresentam, registrou público recorde, chegando a receber aproximadamente 100 mil pessoas em diversos dias, entre eles o Dia dos Namorados, que trouxe Marília Mendonça pela primeira vez a programação oficial do São João de Caruaru.
Durante este mês passaram pela cidade também nomes como Alceu Valença, Zé Neto e Cristiano, Azulão, Alok, Fagner, Bell Marques, Elba Ramalho, entre outros.

A festa, além de manter viva a tradição junina secular, também é responsável por uma expressiva movimentação econômica. Este ano entre os patrocinadores oficiais estavam Uber, Schin, Facebook, Ifood e Jeep. Parcerias que são fruto de uma captação feita pela própria prefeitura e que a cada ano apresenta uma evolução: de 2015 para 2019 a quantidade de patrocinadores passou de 19 para 27.

“Economicamente, para nossa cidade, o São João é mais importante que o natal. Durante a realização da festa mais de sete mil empregos diretos e indiretos são gerados e segundo um levantamento feito pela nossa equipe, mais de 200 milhões de reais movimentados na economia local. E a cada ano trabalhando para que a realização dessa festa seja cada vez menos custosa, e estamos atingindo essa meta. Estamos profissionalizando a festa. Mas o maior legado disso é ver a satisfação dos caruaruenses e dos nossos visitantes que saem daqui repletos do melhor que a nossa cultura tem, e, principalmente, cheios do amor com que nosso São João é feito”, festeja a prefeita Raquel Lyra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *