São João de Caruaru começa com forró, quadrilha e tudo que tem direito

Foto: Jorge Farias

Um cortejo cultural iniciou a noite, que conta também com shows de Elba Ramalho e da Orquestra de Pífanos de Caruaru

Uma ode ao São João. Isso é o que melhor descreve o que foi a abertura oficial do ciclo junino 2019 em Caruaru. Quadrilhas, bacamarte, teatro e forró acenderam a fogueira que já existe dentro de todo pernambucano. O público não ficou atrás e fez seu próprio festa, saindo às ruas para brincar esse que é o período festivo mais mais tradicional do Nordeste.

Um cortejo recebeu a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, às 20h, quando foi oficialmente iniciada a festa. A Quadrilha Junina Raio de Sol, conhecida por seu trabalho internacional, foi a escolhida para recepcionar as autoridades. Com 150 integrantes, o grupo veio a cidade também para estreitar seu novo espetáculo que homenageia o xilogravurista J.Borges, também responsável pela identidade visual do São João de Caruaru.

Cerca de 20 atrizes e atores caruaruenses realizaram a encenação de uma procissão cômica, com personagens lúdicos que interagiam com as pessoas que passavam. E quem não se envolvia na história com eles é porque estava distraído com a beleza dos artistas em pernas de pau com trajes típicos do período junino – em Caruaru, não tem como não entrar no clima do são João.

Raquel Lyra, acompanhada do pai, o ex-governador João Lyra Neto, percorreu todos os polos e espaços da Estação Criativa, entre eles o Polo do Repente, onde a poesia cantada é a grande estrela; Polo dos Brincantes, onde as quadrilhas juninas se apresentam e Polo Juarez Santiago, conhecido por animar a festa com o mais tradicional forró.

O casal de comerciantes Gildacy Matias e João Bosco não escondeu a animação com o início dos festejos. Naturais de Jaqueira, tiveram a oportunidade de colocar o foodtruck no Polo Juarez Santiago e estão numa expectativa tão positiva de negócios para este mês, que se mudaram de vez para a cidade. “Tínhamos um negócio na nossa cidade há seis anos, mas nossas filhas já moravam aqui. Quando soubemos da aprovação para trabalhar nesse polo, decidimos nos mudar de vez e ficar em Caruaru, que é uma cidade linda demais”, contou a comerciante.

Os shows no Pátio do Forró iniciaram também as 20h com a Orquestra de Pífanos do Maestro Mozart Vieira. Pelo palco passam ainda a cantora paraibana Elba Ramalho e o vaqueiro Mano Walter.