Segunda Noite Junina das Mulheres encerra o São João no Polo da Estação Criativa em Caruaru

(Foto: Alisson Lima)

O último dia de festejos juninos no Polo Estação Criativa, da Estação Ferroviária de Caruaru, foi de muito forró, poesia e manifestações culturais. O local, que é a porta de entrada para o São João do município, com diversas opções de gastronomia e polos de animação no mês junino, sediou, neste domingo (30) a II Noite Junina das Mulheres. O evento reuniu no Polo dos Brincantes 11 cantoras da cena caruaruense, que acompanhadas da banda “As Fulô”, animaram os visitantes que procuraram diversão na última noite de festa com muito forró.

A cantora Marlene do Forró, uma das homenageadas do São João de Caruaru deste ano, foi uma das artistas que subiu ao palco na noite dedicada às mulheres. “Hoje, eu estou grata por estar no segundo ano na noite das mulheres. Além de eu ser de Caruaru, ser homenageada do São João e ter o privilégio de participar de um evento só com mulheres cantoras, é para mim um prazer”, destacou a cantora.

Além de Marlene do Forró, o evento contou com a participação de Genilsa do Acordeon, Adelma Costa, Elida Mendonça, Flávia Sanfoneira, Adelma Rosa, Edilene Lira, Leonora Moreno, Renilda Cardoso, Joana Angélica e Thaise Dias (vencedora do Concurso Vem Cantar Forró 2019, da TV Asa Branca). A festa foi produzida pela Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru (SPM), com apoio da Fundação de Cultura de Turismo do município. “Achei o máximo, uma novidade para mim que nunca tinha vindo”, destacou a expectadora Tainá Neres, que veio do Recife.

“Essa noite é importante porque ressalta a importância da mulher na cultura caruaruense, as nossas cantoras de forró, mas isso não quer dizer que a gente está segregando os homens, pelo contrário, as mulheres cantam para todas e todos, como os homens cantam também. É um momento maravilhoso, em que a gente encerra o São João de Caruaru com chave de ouro”, destacou a secretária da SPM, Juliana Gouveia.

A Estação Criativa sediou também, neste último dia de ativação dos polos, atividades culturais na Casa do Forró, apresentações dos declamadores Davi Geffson, João Bosco do Pajeú e da dupla de repentistas Raimundo Caetano e Rogério Menezes no Polo do Repente. No Polo Juarez Santiago a animação ficou por conta dos trios de forró pé de serra Tabajara, Caçula e Preto do Leite. Teve também os batalhões de bacamarteiros que protagonizaram as últimas evoluções itinerantes na cidadezinha cenográfica. Foi a despedida do São João deste ano na “Capital do Forró”, que já deixa saudades, mas, também a certeza de que a cultura dos brincantes permanece viva e valorizada nos festejos juninos de Caruaru.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *